segunda-feira, 7 de maio de 2012

Além do horizonte

Muitos aqui já escutaram e ouviram "Além do horizonte", belíssima canção de Roberto Carlos. Entre outras frases espetaculares, considero esta bem especial: "Lá nesse lugar, o amanhecer é lindo, com flores festejando mais um dia que vem vindo...".  Certa vez, fiquei pensando se esse lugar realmente existia e como deveria ser bom viver lá, com tanta paz e harmonia... como deveria ser incrível desfrutar de toda essa felicidade. E desejei muito estar lá, juntamente com quem amo. Viajei, em pensamento, para esse paraíso e resolvi "esperar" por esse dia, como se isso encerrasse um processo e iniciasse outro ao mesmo tempo... tipo uma passagem, um "prêmio" em retribuição aos infortúnios da existência.
No entanto, os últimos acontecimentos da minha vida têm me mostrado que esse meu pensamento é totalmente frágil e surreal. Durante muitos anos, fiquei à espera desse lugar e só agora descobri que ele já existe para mim, para você, para todos nós. Existe e é palpável por meio de pequenos momentos de alegria que acontecem em praticamente todos os dias. O problema é que sempre esperamos coisas muito grandes acontecerem para aí falarmos que estamos, de fato, realizados e plenos. 
Foi em meio ao furacão da doença e do tratamento que aprendi que posso viver além do horizonte mesmo estando fazendo quimioterapia e vivendo no limite entre vida e a morte. E você também pode e, para isso, não precisa estar doente. Tenho tido dias incríveis porque comecei a entender que um dia feliz é aquele em que você pode acordar e olhar o sol radiante, pode tomar um copo dágua, pode comer e sentir o sabor das coisas, pode olhar para quem ama, pode abrir os braços e dar um abraço gostoso (tipo malwee), pode sorrir e chorar, pode viver todo tipo de emoção.
Semana passada estive mal... Granulokine, mucosite, desânimo, irritabilidade. Vi minhas "férias" escaparem das mãos feito areia, mas mesmo assim procurei meu horizonte. Desde que descobri que posso ser pelo menos um pouquinho feliz cotidianamente, isso tem sido um exercício para mim. Fiquei arrasada (no sentido mais exato da palavra) durante uns 7 dias, mas, ao mesmo tempo, recebi tanto amor das pessoas que estavam comigo que consegui perceber a "piscadinha" da felicidade. Ela estava lá... tímida, é fato, mas a cada abraço do meu irmão e a cada olhar carinhoso dos meus pais, eu sentia o coração bater mais forte e aquela onda de paz e alegria invadia minha alma, apesar de tudo. Até as lambidinhas dos meus cachorros eram demonstrações irrefutáveis de carinho. E, quanto mais as pessoas demonstravam amor por mim, maior era minha vontade de reconhecer e sentir que esses dias também podem ter algo bom. Confesso que nem sempre ando conseguindo ver pelo menos um raiozinho de sol em dias nublados. Há períodos em que o tempo fecha mesmo, não permitindo nem aos mais otimistas e felizes serem exemplos a se seguir. Todavia, se não aprendermos a encontrar prazer em situações aparentemente comuns, vamos nos acostumar a condicionar a felicidade sempre à situações novas: "Fui promovido", "Engatei um novo amor", "Contemplei uma bolsa de estudos", "Fui ganhador da mega sena" e por aí vai... O problema é que novidades envelhecem e, assim, criamos um ciclo vicioso em que as doses do inusitado precisam ser cada vez maiores para sermos felizes.
Exigimos muito da vida, mas pouco fazemos para reconhecer o que ela nos proporciona. Exigimos das pessoas, mas esquecemos que nós próprios somos os grandes modificadores da nossa alma. Exigimos da sorte um papel que não cabe a ela. Exigimos da felicidade algo que ela nos dá e, cegos, não reconhecemos. Enfim, adoramos exigir tudo, mas detestamos reconhecer pequenos horizontes. O que nos importa mesmo é o faraônico.
A partir de agora, quero encontrar nos pequenos detalhes motivos para me alegrar com o dia de HOJE. Presente... momento único das nossas vidas em que temos a oportunidade de sermos melhores e mais felizes. Se pensarmos bem, é a única garantia que temos... sabemos quase nada do amanhã, muito embora não possamos deixar de pensar também nele.


"Uma nuvem não sabe porque se move em tal direção. Sente um impulso... É para este lugar que devo ir agora. Mas o céu sabe os motivos e desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes."
Richard Bach

Bjo, bjo, bjo.

17 comentários:

  1. Nossa, Renatinha... texto maravilhoso! Sem palavras para descrever o que senti ao lê-lo... Nos leva à profunda reflexão... bjosss... Fique com Deu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keith linda, vc sempre por aqui me oferecendo seu carinho. Obrigada por tudo.
      Bjo pra vc e Thi!

      Excluir
  2. LINDO teu texto! Quem já viveu esta situação sabe o peso de cada uma de tuas palavras!
    Esta música também me fez refletir muito durante o tratamento. Para mim o horizonte de que trata a música não é espacial, mas a forma como enxergamos o mundo, sempre colocando obstáculos onde não existem ou transformando pequenas pedras em montanhas intransponíveis. Quando conseguimos olhar além deste horizonte, conseguimos entender como somos felizes.
    Adorei este post! Sensacional!
    Tudo de bom para ti, força estamos na torcida!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta honra ter vc por aqui, Vítor! Seu blog foi a porta de entrada para muita coisa nessa minha nova jornada. Lá eu me confortei, me inspirei e ganhei forças ao ver sua coragem e determinação. Espero que esteja tudo ótimo com vc...
      Realmente, só quem passa por essa turbulência sabe o peso dessas palavras. Imagino que, assim como eu, sua vida foi transformada de tal maneira que jamais poderemos ser os mesmos.
      Seja sempre bem-vindo por aqui. Foi um prazer ler seu comentário.
      Abraços.

      Excluir
  3. Admiro sua força.
    Desejo-lhe o melhor, sempre.
    "In our world, every storm has an end. Every night brings a new day. What's important is to trust those you love, and never give up. We must never give up hope!"

    - Chrono Trigger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Crono!!! É muito bom saber que até mesmo pessoas que não conheço torcem por mim.
      Volte sempre.
      Bjoooos.

      Excluir
  4. Texto lindo, Renata!! Foi uma injeção de ânimo pra mim nesta noite!!! Obrigado!!!
    Bjão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samaroooneee! Adoro chegar aqui e ter um comentário seu. Sempre tão gentil, sempre tão educado! Obrigada pela torcida, pela força... isso tem sido essencial para mim.
      Bjoooos.

      Excluir
  5. Menina...bem vinda a semana da Felicidade...
    Texto lindo, amei!!! E coincidência ou não antes de ler seu post, estava escrevendo o meu...e olha só não é tão belo quanto o seu mas também fala de felicidade...
    É isso ai...Ser feliz é opcional, não nos entreguemos!!!
    A ordem é: SER FELIZ!!!

    Bjo gde amiga!!!
    Força e Fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caarool, tô respondendo super atrasada, mas tb desejo muita alegria e felicidade pra vc...
      A ordem é: SER FELIZ!
      Tudo vai dar certo aí para vc... tenho mais que certeza!
      Bjoooos.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Sabe aquele abraço que só vc sabe dar? Pois é... Saudade.

      Excluir
  7. Sabe a leitura certa, no momento certo? Foi a leitura do seu texto para mim. Simplesmente Obrigada!
    Força, Fé, Esperança e Alegria para você sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gi! Fico feliz em saber que, de alguma forma, meu sentimento chegou ao coração de alguém.
      Bjooos.

      Excluir
  8. "O que quer que seja a felicidade, é um sentimento de algum tipo. Isto é o que distingue os seres humanos: a busca perpétua e fútil por sentimentos. Nenhum outro animal faz isso. Somente os humanos acham que os sentimentos são tão importantes.
    Uma das consequências dessa fixação obsessiva é que os humanos têm tendência de sofrer de neurose. Isto ocorre quando o foco se transfere da produção de sentimentos para o exame destes. Você está verdadeiramente feliz com sua vida atual? Seu parceiro entende suas necessidades de forma adequada? Você realmente se realiza ao criar seus filhos? Não há nada de errado, claro, em examinar a própria vida. A vida é tudo o que temos, e viver uma boa vida é a coisa mais importante que existe. Mas os humanos se caracterizam por uma interpretação errônea: pensamos que analisar nossa vida é a mesmíssima coisa que examinar nossos sentimentos. Quando examinamos nossos sentimentos e olhamos para dentro de nós, a conclusão a que chegamos é frequentemente negativa. Não nos sentimos do modo como gostaríamos, ou do modo como achamos que deveríamos. O que fazer, então? Bons viciados em felicidade que somos, partimos em busca da nova dose: um amante ou uma amante, um novo automóvel, uma nova casa, uma nova vida - qualquer coisa nova. Para o viciado, a felicidade é sempre trazida pelo novo e exótico, em vez do velho e familiar. Se tudo isso falhar - o que muitas vezes acontece - há um exército de profissionais muito bem remunerados, que ficarão felizes em nos dizer como poderemos arranjar a próxima dose."

    O Filósofo e o Lobo, Mark Rowlands

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li e reli... lindo e profundo! Obrigada, Helcio, por me proporcionar estes momentos.
      Bjos.

      Excluir
  9. Re, a vida é uma caixinha de surpresa, essa é a verdade, e depende de nós, do nosso olhar, como enfrentaremos.
    Não sei se conhece o Livro: Pollyana, se não, vale a pena ler...
    Com ele aprendi o jogo do contente, que é simplesmente achar algo bom, por menor que for, na situação que for...As vezes é difícil, mas não impossível.
    Força e acima de tudo Fé, pois a Fé cura, como já me curou...

    Um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir