domingo, 13 de maio de 2012

Amor de mãe

Hoje é dia das mães. Hoje? Somente hoje? Claro que não. Mãe é para todos os dias, todas as horas, todas as situações. No entanto, se o segundo domingo de Maio é destinado a celebrar a vida delas, não há motivos para não fazê-lo.
Reza a lenda que a mais antiga comemoração ocorreu na Grécia antiga, onde os povos celebravam Reia, a mãe dos deuses. Várias são as histórias que justificam a especificação desse dia e diferentes são os dias em que muitos países resolveram colocá-lo no calendário. Mas isso não vem ao caso agora. Quero mesmo é falar da minha mãe.
Ela foi e é a pessoa que mais sofreu e tem sofrido com isso tudo que tem me acontecido. E, em contrapartida, é também o ser que consegue acalmar meu coração mesmo quando o dela bate mais forte que o meu. Minha mãe pouco sabe de medicina, mas entende tudo (ou quase tudo) de quimioterapia, remédios, alimentos que aumentam a imunidade, fatores de risco para infecção e por aí vai.
O trabalho dela ao meu lado é comovente e não pensem que isso tem ocorrido somente agora... só porque estou com câncer. Minha mãe é uma incansável quando o assunto é minha felicidade, a de Lucas e Maria Theresa. Lembro-me quando éramos crianças e ela passava horas nos ensinando as tarefas do colégio, preparando nosso alimento, arrumando nossas coisas. Muitas vezes, era tarde da noite e ela estava lá fazendo suas atividades porque havia passado o dia inteiro se dedicando a nós, suas crias amadas. Vivemos no aconchego da sua proteção durante anos, até criarmos asas e alçarmos nossos próprios vôos. O tempo passou, crescemos, ficamos cada dia mais independentes, mas jamais deixamos de ser os filhotes dela.
Hoje, mais do que nunca, vivo sob a tutela da minha mãe... Junto com meu pai, ela tirou licença de seu trabalho para se dedicar inteiramente a mim. E não tem feito feio. Por mais que eu seja maior de idade, por mais que consiga me virar sozinha, por mais que assuma meus próprios atos e por mais independente que seja, sem ela agora seria impossível.
Mãe, obrigada por tudo... porque, sem clichê, além da vida, você me deu vida. Só eu sei como é bom ter você para afagar minha cabeça, fazer minha vitamina pela manhã, pegar-me no colo e me ninar quando o dia está mais escuro que a noite. Quando estou lá na sala da Verinha procurando uma veia, sei que você sofre mais que eu, que levo as furadas. Quando estou cansada, sei que você me daria todas as suas forças físicas se pudesse. Quando penso em desistir, você se vira, mas me dá coragem para seguir em frente. 
Obrigada por ter me ensinado a respeitar o próximo, por ter me dado educação, por ter pago meus cursos, por ter comemorado como ninguém quando passei no vestibular, por ter me ensinado a cozinhar, por ter me dado exemplos que jamais esquecerei. Obrigada, até mesmo, pelos puxões de orelha que, por sinal, não foram poucos. No entanto, hoje vejo que aquelas lágrimas derramadas nos castigos me fizeram uma pessoa que aprendeu a ter limites, coisa rara em muitas crianças nos dias de hoje.
Obrigada pela família que me deu... e pelo exemplo de casamento que você e dad nunca deixaram desabar. Obrigada pelos meus irmãos... por sermos pessoas dignas e unidas. Sem seu carinho de mãe, aquele tão fascinante e que nunca se esgota, talvez não seríamos assim.
Obrigada pelo seu imenso amor... um amor que não mede esforços para me vir bem, curada, feliz. Seu amor é mais forte que qualquer quimioterapia e o melhor: não é mielotóxico! Fique sempre perto de nós... com seus dramas, com suas virtudes e defeitos, tornando tudo mais fácil.



Mãe, e se agora alguém me perguntar em qual lugar mais gosto de estar, não terei a mínima dúvida em dizer que é dentro do seu abraço... que é sempre quente e seguro. Nele, não ouço o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, ele fica ainda melhor. Toda dúvida, sofrimento e tristeza se dissolve quando estou envolvida em seus braços... assim como fazia quando eu era pequenina.
Amo você.

Bjo, bjo, bjo.

14 comentários:

  1. Ouvi dizer que ser mãe é o maior projeto de vida que Deus deixou para a mulher. Parabéns mamãe de Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margareteee, dei o abraço em mom por vc. Obrigada pela gentileza. Vcs ainda terão oportunidade de se conhecerem.
      Bjooos.

      Excluir
  2. Palavras para a Minha Mãe

    mãe, tenho pena. esperei sempre que entendesses
    as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz.
    sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente.

    pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste
    tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te
    desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente.

    às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo,
    a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia
    mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz.

    lê isto: mãe, amo-te.

    eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não
    escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que
    não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não
    as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes.

    José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"

    ResponderExcluir
  3. Que linda sua homenagem! Mãe é algo inexplicável mesmo, amor eterno! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooii, Cristina! Mãe é mãe! E eu sou imensamente feliz com a minha... Obrigada pelo recadinho carinhoso aqui.
      Bjooos.

      Excluir
  4. Feliz dias das mães para todas as mães do mundo....
    Renatinha...você deveria ser escritora,escreve muito bem...
    está perdendo tempo...Bjo Rodrigo (Dudy do MAC).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooiiii, Dudy! Gente, que prazer imenso vc por aqui. Sempre tão gentil, sempre tão carinhoso, sempre tão presente. Nem parece que estamos tão longe, não é mesmo? Agradeço por sua amizade, sua torcida. E, assim que eu voltar, quero te dar um abraço... e quero que vc toque uma música para mim tb, viu? hahahahaha! Saudade.
      Bjooooos.

      Excluir
  5. Lindooooo Lindoooo Lindoooo Lindoooo, Rê!
    Que palavras lindas! Referindo-se a minha madrinha, então, fico ainda mais encantada! Rs...

    Beijos, priminha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priiiimaaa, que saudade! Vem me visitar logo! Sua madrinha realmente é mto especial, né? hehehehehe...
      Bjoooos.

      Excluir
  6. Toda vida que leio seus textos choro até me acabar...!!! sua escrita é perfeita! Parabéns. Talvez vc não lembre de mim, mas to torcendo pela sua recuperação e rezando pra sua mãe continuar assim forte pra te apoiar nesse processo de cura!!
    Grande Abraço!!
    Jussara, esposa do Prof Ernesto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii, Jussara! Tudo bem com vc? Confesso que fiquei lisonjeada com sua mensagem aqui. Obrigada pela torcida e pelo carinho. Isso me dá mtaaaa força... vcs nem imaginam como me faz bem entrar aqui e ler uma mensagem de apoio. É mais forte que a quimio... hehehe!
      Um grande abraço para vc, Ernesto e sua princesa.

      Excluir
  7. Lindo seu texto, mas cadê novos posts? espero que esteja tudo bem..
    Bj

    www.bibliotecadeesmaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oooii, Juliana. Obrigada pela mensagem. E já que vc pediu, tem postagem nova... hahahahahaha!
    Bjoooos.

    ResponderExcluir