sábado, 28 de julho de 2012

Bye bye Quimio!

Boa tarde, people... Em primeiro lugar, mil desculpas pela ausência por aqui. Mas bons ventos e boas notícias me trazem hoje para o blog.
Depois de exatos 6 meses de quimioterapia, depois de tudo (náuseas delirantes, vômitos incontroláveis, adeus aos cabelos, mucosite, muitas furadas, ansiedade, alegrias, perdas e dúvidas), finalmente recebi a notícia que todo paciente sonha em escutar: a quimio acabou! Isso: acaboou, acabooou, acaboooou! Difícil descrever a alegria que sentimos, acreditar que realmente encerramos esse ciclo, entender como passamos por isso tudo e ainda nos encontramos inteiros (ou quase inteiros)... hahahahaha!
Assim que Petrilli e seus olhos cor de mar azul olharam para mim e comunicaram a notícia mais esperada dos últimos tempos, um misto de alegria, emoção, sensação de dever cumprido, libertação, choro fácil e felicidade sem limites invadiram meu coração. Você não sabe se chora, se grita, se corre, se abraça quem está do seu lado, se não acredita... hahahaha... mas que é muito bom, isso é!
Durante esse tempo, apesar de toda dificuldade imposta pelo tratamento, tenho orgulho em dizer que, mesmo tomando Doxo e MTX em altas doses, nunca tive intercorrências graves. Nenhum episódio de neutropenia febril, nenhuma infecção, nada de antibióticos, nenhuma transfusão de plaquetas, meia bolsa de sangue, nenhuma internação a não ser para os ciclos do Methotrexate.
Durante esse tempo, apesar das incertezas, continuei firme, não desisti no meio do caminho, não me deixei levar pelo prognóstico sombrio, não sucumbi à dor de ter uma das doenças mais temidas do mundo. Não deixei de comer, mesmo chorando, quando minhas mucosas se rebelaram. Não faltei a uma consulta, não deixei de fazer nenhum exame, bebi toda água necessária para sair dos controles do MTX.
Durante esse tempo, conheci pessoas maravilhosas, crianças incríveis que me ensinaram que, nem sempre, os adultos são os mais sábios. Aprendi a ser mais forte e tolerante, a reclamar menos da vida e a dar valor a coisas que outrora passavam despercebidas.
Durante esse tempo, senti saudade de quem está longe, senti falta da correria da faculdade e até do calor insuportável de Montes Claros. Em contrapartida, ganhei muitos amigos novos e recebi todo o carinho possível... Fui mimada, ganhei presentes, recebi muitas visitas, fiz passeios.
Durante esse tempo, convivi intensamente com Petrilli, Carla, Paulo e Camila, meus médicos queridos que me ensinaram coisas que não encontramos nos livros de medicina. Ensinamentos que terei a honra de carregar para o futuro. E conheci a equipe de enfermagem mais fantástica de todos os tempos. Os voluntários mais despojados e os funcionários inesquecíveis.
Durante esse tempo, tive a melhor família e amigos do mundo e qualquer homenagem é muito pouco diante do que eles merecem. Minha dívida com todos eles só aumentam... hahaha...
E agora, depois de olhar para isso tudo, admito que é impossível sair desse furacão e não ter boas lições de vida. Daqui uns dias, tudo começa a voltar para seus devidos lugares: voltarei para Montes Claros e para a faculdade, meus cabelos vão crescer, não vou consultar toda semana nem me preocupar tanto com minha hemoglobina. Porém, meu olhar para as coisas e pessoas será diferente porque eu estou diferente. E que tudo isso seja motivação para eu ser melhor, mais humana, menos exigente, mais madura. Importar com o que realmente merece atenção, valorizar quem está perto e te ama, cuidar da saúde, fazer exercícios físicos, assistir filme, ler bons livros. Estudar. Amar. Ser feliz.



Da série: a última quimio a gente nunca esquece.

Bjo, bjo, bjo.

15 comentários:

  1. "tristeza é quando chove
    quando está calor demais
    quando o corpo dói
    e os olhos pesam
    tristeza é quando se dorme pouco
    quando a voz sai fraca
    quando as palavras cessam
    e o corpo desobedece
    tristeza é quando não se acha graça
    quando não se sente fome
    quando qualquer bobagem
    nos faz chorar
    tristeza é quando parece
    que não vai acabar."

    (Martha Medeiros)

    Mas acaba... tudo acaba. Se nem a felicidade é eterna, não seria justo que o sofrimento o fosse, não? Pois.

    Beijo, Helcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo. E passa. Certeza! Obrigada pelo texto da Martha!
      Bjooos.

      Excluir
  2. PARABÉNS RENATINHA!!!!!!!!!!!! BJOS, BJOS!!

    ResponderExcluir
  3. Que notícia maravilhosa, Renata!!! Se nós estamos felizes, imagino você e sua família!!! Muita, mas MUITA paz e saúde nessa sua volta à rotina, ao seu mundo!!! Estaremos sempre por aqui torcendo por você!!!
    Grande beijo!!! (meu sábado que tava "chinfrim" agora ficou tão feliz!!!!heheheheh)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samarone, precisamos nos encontrar na Unimontes agora... hahaha! Estou de volta! Obrigada pela torcida, pela generosidade e carinho. Fico mto feliz com tantas demonstrações de solidariedade!
      Bjooos.

      Excluir
  4. Parabéns!!! Essa é uma notícia q alegra a todos!! Que essa nova etapa de sua vida venha cheia de coisas boas, e q vc continue escevendo, pois suas palavras são as mais certas para os momentos!
    Td de bom!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Juuu! Tb estou bem feliz com isso tudo q tá acontecendo... The End... hahahaha!
      Bjooos.

      Excluir
  5. Parabéns!!! Que esse retorno a vida seja repleto de muitas alegrias!!! Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, obrigada! Vc é sempre tão presente e carinhosa...
      Paz e bem!
      Bjos.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Ótima, não é mesmo? ahahaha... muito feliz pelo fim dessa etapa.
      Bjos, Fê!

      Excluir
  7. Aiiii, que saudade desse "meu" bloguinho tão lindo!
    Vou recuperar o tempo perdido, RÊ! hehe
    Moc está mais radiante ( o puro sol, calorrr ) que nunca com sua presença, Gata!

    ResponderExcluir