domingo, 29 de julho de 2012

Radioterapia

Depois do momento alforria da quimio, era hora de planejar a radioterapia. Esperei muito por esse dia porque, em suma, isso significava os últimos passos efetivos do tratamento. Agora, sim, eu poderia começar a vislumbrar o retorno à vida "normal".
Petrilli passou o bastão para Michael Jenwei Chen, pessoa de nome diferente, radioterapeuta do Albert Einstein, que não quer me libertar da radio para ir ao Intermed Minas 2012... hahahahaha!
Planejamento de radioterapia sempre é um caso à parte... acertar o campo, marcar tudo certinho, testar e torcer para que a máquina não pare na sua vez... Ficou definido, então, que eu faria 5 semanas de radio na coluna, totalizando 25 sessões. Nada mais, nada menos que isso nas minhas vértebras.
De antemão, já soube que, no decorrer das semanas, poderia sentir desconforto no trajeto do esôfago, a pele ficar meio avermelhada, ter fraqueza. Mas isso tudo viria a partir da décima aplicação. E, nesse caso, os efeitos colaterais também não são uma regra. Cada paciente reage de uma maneira.
O importante dessa fase é manter uma sequência boa de apliações, tentar controlar bem os efeitos colaterais dentro do possível, ter boa hidratação e cuidar da pele. Perto do que foi a quimioterapia, a expectativa é de que a radio seja mais suave, mansinha, sem muitos problemas. Amém, Senhor!


No mais, é tentar aproveitar bem os dias, ainda mais sem a responsabilidade da quimio. Curtir São Paulo, visitar lugares legais, passear, viajar nos finais de semana. E esperar aquele momento master pós-QT: a volta dos cabelos... hahahaha!

Bjo, bjo, bjo. 

6 comentários:

  1. Amigaaaa! Ta acabando!!! Quero vc aqui logo!!!!
    Aproveita Sao Paulo, viaje, passeie, se divirta!
    Estamos te esperando..
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo que depois de quase 2 meses estou aqui respondendo, mas tudo bem... vc me entende! Hahahaha...

      Excluir
  2. Fico feliz em saber que já está no fim desse ciclo e no começo de um novo ciclo, um recomeço aos ares quentes de Moc City que está fritando nossos miolos rsrsrs...

    Sinto muito orgulho da fortaleza que transmite nessas linhas e a dedicação em agradecer aqueles que estão ao seu lado!

    Agora, desejo mais do que uma boa recuperação, desejo a você muita tranquilidade e sabedoria em processar todos esses novos conhecimentos e aplicá-los em sua profissão, que será a forma mais significativa de agradecer o que seus colegas médicos, enfermeiros, técnicos etc fizeram por você e por nós todos que ficamos na torcida!

    Desejo a paz interior à vc, Tânia, Wilson, Ló e Lucas... Grandes beijos e sejam bem vindos sempre com todo calor humano e climático da nossa terra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celly, sorry, mas só hj vi sua publicação aqui. Obrigada, muuuuito obrigada pelas boas-vindas e pela torcida. Realmente, Moc tá castigante, mas nada melhor que nossa casa... ahahahah! Saudade de todos vcs.
      Bjo enorme!

      Excluir