domingo, 29 de dezembro de 2013

Feliz Ano Novo

Foi-se embora mais um ano, 12 meses, mais de 300 dias em que pagamos contas e procuramos lugar para estacionar. Um ano a mais de experiências vividas, um ano a menos de juventude. Um ano a mais de filmes de que gostamos, trabalhos que nos frustraram e pessoas com quem convivemos menos do que gostaríamos. Tempo consumido em estudos, festas, estradas, telefonemas, suor, tevê e cama. Você envelheceu ou cresceu este ano? Envelhecemos sentados no sofá, envelhecemos ao viciar-nos na rotina, envelhecemos ao deixar de lado tantos momentos pequenos, porém tão essenciais, outras formas de ser feliz. Envelhecemos passando creme anti-ruga no rosto antes de dormir, envelhecemos malhando numa academia, envelhecemos nos deixando passar noites em claro na pré-prova e achando que todo mundo é estúpido, menos nós. Envelhecemos porque envelhecer é mais fácil do que crescer. Crescer requer esforço mental. Obriga a tomadas de consciência. Exige mudanças. Crescer é a anti-repetição de idéias, é a predisposição para o deslumbramento, é assumir as responsabilidades por todos os nossos atos, os bem pensados e os insanos. Crescer dá uma fisgada diária no peito, embrulha o estômago, tem efeitos colaterais. Machuca. Envelhecer é manso, sereno. Envelhecer é uma apatia, um não-desempenho, um deixa pra lá, vamos ver o que acontece. O que acontece é que você fica mais velho e se considerando tão sábio quanto era anos atrás, anos que se passaram iguais, sabedoria que não renovou. Crescer custa, demora, esfola, mas compensa. É uma vitória secreta, sem testemunhas. O adversário somos nós mesmos, e o prêmio é o tempo a nosso favor.



Um feliz Ano Novo a todos, com muita saúde e paz.
Bjo, bjo, bjo.

8 comentários:

  1. Renata, sua sensibilidade me encanta. Seu texto é lindo. Sou sua conterrânea e moro em Belo Horizonte há 28 anos.Sua fā,Maria Tereza Bitar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria Tereza! Mto prazer em te ter aqui no blog... seja sempre bem-vinda! Bjo grande.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muitas saudades suas minha amiga querida, dos bons tempos da escola que não voltam mais, torço muito por você, um grande bj! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Oi, querida!

    como você está? Dê notícias!

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida!

    como você está? Dê notícias!

    ResponderExcluir