quinta-feira, 24 de maio de 2012

Câncer? Não. Sou de gêmeos mesmo!


Boa tarde, people!
Amanhã faço mais um MTX e resolvi dar uma olhada no meu Protocolo de Tratamento, o GCBTO. Assim, como quem não quer nada, fui lá conferir quantas QTs exatamente ainda me faltam... hehehehe!
No entanto, outra coisa me chamou mais atenção: os números do osteossarcoma no Brasil. Coloquem reparo na epidemiologia e vejam como vim parar aqui:

Osteossarcoma: fatores epidemiológicos

1. Mais comum tumor ósseo maligno em crianças
Comments: Desde o primeiro diagnóstico, eu já não era mais nenhuma criancinha... façam idéia agora.

2. Idade-pico na adolescência, no estirão puberal
Comments: Também não sou mais uma adolescente e acho que nem passei pelo estirão... meus quase 1,50m não conheceram esse tipo de evento.

3. Mais frequente em meninos e negros
Comments: Sou menininha branco-amarelo-pardo.

4. Sítios mais frequentes são os ossos longos em rápido crescimento:
Fêmur distal
Tíbia proximal
Úmero proximal
Comments: Primeiro tive um diagnóstico na mandíbula... osso curtinho, curtinho. Depois, em uma vértebra na coluna lombar.

5. Tratamento multidisciplinar com quimioterapia neoadjuvante e cirurgia melhoram os índices de cura em 60-70%.
Comments: Não farei cirurgia. A expectativa é de que quimio e radio dêem conta do recado e espero eu que o índice de cura seja 100%... hehehe!

Agora a pergunta que não quer calar: como esse tumor veio parar em mim? O que está fazendo aqui? Isso não me pertence, nunca me pertenceu... hehehehe! De uma vez por todas, sai de mim, osteossarcoma... hehehe!


Mas se a vida me propôs viver esse desafio, fazer o que, não é? Há situações em que, infelizmente, não temos muitas alternativas. É enfrentar mesmo, com a cara e coragem. Daqui uns dias, a radioterapia começa e vamos que vamos. Assim que estiver tudo certo, volto para contar para vocês essa nova fase. Reta final cheia de emoções.

Bjo, bjo, bjo.

19 comentários:

  1. E você ainda coloca essa foto??? No meu calçadão? E sem ter me ligado? kkkkk Dramaaaaa, eu???? Com certeza será 100% de cura!!!!! Certo!!! Mil beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu calçadão, Mááá! kkkkk... mas prometo voltar e tirar uma foto com vc neste lugar, exatamente nesse lugar! Pode ser? hahahahaha... E vamos que vamos aos 100%!
      Bjooos.

      Excluir
  2. Vai pro mar, oferenda! kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Amiga, mas você é única. Vc não queria ter uma doença comum e cair na estatística comum, né? kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mais saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pro mar meeeeesmo! kkkkkkkkkkk! Amiga, mas eu não posso ser única em outras coisas? hahahahaha...
      Saudade também. Prepare-se... quando eu voltar, não vou sair da sua casa! Pode guardar o quarto de Ingrid pra mim... kkkkkk!
      Bjoooos.

      Excluir
  3. Que Deus e a medicina te dêem a cura e que Papai do Céu te dê forças para suportar as perdas que aconteceram no caminho... Espero e acredito na sua cura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii, Joyce! Obrigada pelas palavras e pela torcida, querida. Vc é mto especial, desde muito tempo!
      Bjooos.

      Excluir
  4. É isso aí, enfrentar com coragem e FÉ tudo o que a vida nos coloca, certamente saíremos vencedores..
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza... Vamos que vamos que as coisas vão dar certo para todos nós! Assim seja. Amém.
      Bjooos.

      Excluir
  5. Pois é, pra vc ver... anjo com osteossarcoma? Que eu saiba isso só dá em unicórnios, duendes e leprechauns... osteossarcoma angelicalensis, é realmente caso raro... rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É raro... tão raro quanto vc! hahahahahahaha!
      Bjo, Helcio!

      Excluir
  6. Renata, parece que foi minha mãe quem fez o texto! Tudo isso que vc postou o médico falou pra ela, que não é menino, nem negra, nem adolescente...Foi na mandíbula também, com 68 anos!
    Vcs são excessão, e continuem assim, 1000% de cura!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii, Fernanda! Como vc e sua mãe estão? Pois é... vc viu? Não confirmamos as estatísticas, mas estamos aqui firmes e fortes lutando por nossa cura (100%!!!).
      Bjooos.

      Excluir
  7. Também me faço essa pergunta: como um carcinoma epidermóide veio parar na minha língua? Mas teve uma coisa boa aí: eu conheci vc, Marina, Ana Michelle... o câncer só foi o ingresso que vai ser jogado fora jájá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luuuud, podemos dar as mãos, não é? hahahaha... Mas é como vc disse, tem seu lado bom! E sua amizade agora é para sempre. Quero logo conhecer o Porto de Santos... hehehe! Foi um prazer imenso te conhecer, poder participar da sua vida, contar com sua preocupação e carinho. Só tenho a agradecer!
      Bjooos.

      Excluir
  8. Ôh, Rê! Você tem um 'quê' de exceçao em tudooo, inclusive no charme, na inteligencia, generosidade ETC... Hihi =) Tudo isso vai passar logo! Estou ansiosa demais pra ter você no meio da família de novo. Deus está com você!

    Beijos, saudadeees e minhas infinitas admiraçoes, Priminha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liiiiii, que saudades de vc! Prepare-se para minha volta. Quero algo beeeem glamouroso... kkkkkk! E minha visita? Tô te esperando aqui. Acho que vc deve passar a temporada de férias aqui comigo, aproveitando meus últimos meses de primeiro mundo. Depois, é Moc mesmo... hahahaha!
      Bjoooooos, prima!

      Excluir
  9. Bom dia Renata.. Descobri seu blog pesquisando na internet sobre o MTX.. Minha irmã de 14 anos está com osteossarcoma no fêmur, começou o tratamento em fevereiro. Essa semana foi a última quimioterapia antes da cirurgia. Ela deve operar daqui a duas semanas e graças a Deus não há risco de amputação. Ela está sendo uma lição de vida pra nós, vencendo o câncer e os efeitos da quimioterapia. Como vc disse em outro post, são as feridas na boca, a impossibilidade de comer e etc... Nos momentos que ela está melhor aproveitamos o máximo, rs, ela fez até um book na semana passada. Tenho certeza que ela e vc vão vencer essa batalha. Acredito que as coisas não aconteçam por acaso. Vou mostrar seu blog a ela.. Mesmo sem te conhecer desejo tudo de bom e que em breve possamos contar mais essa vitória. Bjs ! Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii, Júlia! Tudo bem com vc? Que bom encontrar seu comentário aqui... Espero que dê tudo certo para sua irmã. É uma fase difícil da vida mesmo, mas PASSA. Tudo passa... daqui uns dias quero notícias que ela está fazendo a última quimio. Mucosite é terrível... para mim, é o pior de tudo! Acho que o importante é não se entregar à doença, fazer dessa situação toda um calvário sem fim. Tem que aproveitar os momentos bons e ser feliz, independente da situação. Tb já fiz um book. Amo tirar fotos e não foi a falta do cabelo que tirou isso de mim... hahahahahaha! Adoraria conhecer sua irmã, mesmo sendo pela internet. Tudo de melhor para vcs...
      Bjoooos.

      Excluir
  10. Oi Renata... Vc tem razão, o importante é não se entregar. Essa semana estamos lutando pra imunidade dela não cair tanto... Se vc quiser me adiciona no facebook, lá a gente conversa e te "apresento" minha irmã tbm.. rs!
    O link é: http://www.facebook.com/julia.guimaraes.965

    Tenha uma semana abençoada.Bjs

    ResponderExcluir