sábado, 29 de setembro de 2012

Alimentação

Dieta equilibrada é vital para a saúde e importantíssima para o sucesso de qualquer tratamento.  Durante a quimioterapia, é essencial manter estilo de vida o mais saudável possível, já que as drogas quase sempre trazem algum efeito colateral. Muitas vezes, elas interferem no paladar, no apetite, no olfato, causam náuseas e vômitos, prejudicando a qualidade de vida e a resposta terapêutica.
Assim que comecei a quimio, recebi várias dicas para driblar os efeitos adversos e não perder peso (todas válidas), mas hoje eu digo que o auxílio de um nutricionista é importante. Por mais que você sempre tenha cultivado bons hábitos de vida, durante o tratamento tudo ganha repercussão diferente e, por isso, ajuda profissional é super válida.
Bom... vamos à parte prática das coisas, mas antes de fazer isso, quero dizer que nem sempre é possível seguir todas as recomendações e dicas que recebemos... tem dia que você não aceita nada. E outra: vou relatar uma experiência pessoal e, portanto, única. No cotidiano, cada pessoa lida com as situações de modo distinto. Não tome nada como regra ou verdade absoluta.
Apesar de sempre ter tido uma boa alimentação, mudei algumas coisas em função do tratamento e vou contar como era minha nutrição na maioria dos dias:
 
Café da manhã
Nunca lidei bem com essa hora do dia! Meu estômago sempre foi fraquinho pela manhã e pelo menos essa culpa a quimio não carrega... hahahaha! Por isso, para "melhorar" nesse quesito, minha mãe sempre fazia vitaminas de leite e futas e, às vezes, ainda acrescentava algum suplemento, como cereais e sorvete. Dependendo da disposição gástrica, eu completava com bolo, pão, iogurtes, queijos e biscoitos. Confesso que tive dias de apetite máximo e, logo cedo, já queria isso tudo e mais um pouco. Em contrapartida, principalmente nos dias pós-QT, anorexia mandava lembranças.
As vitaminas foram excelentes opções para mim porque dava para variar bastante nas frutas e assim não enjoar dos sabores. Além disso, como tive muuuita mucosite nos ciclos do MTX, elas foram ótimos recursos e ajudaram bastante. Era engolir e pronto!
 
 
Almoço
Como estava levando vida de madame e acordando às 9 da manhã, do café, já pulava para o almoço! Arroz, feijão, verduras, legumes, saladas, carne, peixe, frango e ovos. Procurava variar bastante, mas esse era o momento em que eu tinha o melhor apetite e comia de tudo. Com relação às saladas, quando não eram feitas de alimentos cozidos, tínhamos todo o cuidado possível na manipulação das folhas e hortaliças.
Evitava frituras, alimentos com muito condimento e picantes, sal em excesso e usava e abusava de azeites.  
Tirando os dias de folga do MTX, em que era possível comer de tudo, quando minhas mucosas se rebelavam, era muito difícil mastigar e engolir. Nessa hora, investia em alimentos mais pastosos, como risotos, caldos de abóbora, mandioca ou batata com carne desfiada e couve cortada bem fininha. Para aumentar as calorias e melhorar o sabor, acrescentava creme de leite ou requeijão cremoso. Delícia!
Sobremesas são um caso à parte. Não gosto muito de doces, mas, durante a quimio, tinha dia que eu dava tudo por um docinho... hahaha... Amava brigadeiro e guloseimas de amendoin. Pudim de leite condensado ficava para as crises de mucosite... fácil de engolir, gostoso de se comer. Ah, e é claro: os olhos de sogra de Flávia... hahaha!
 
 
Lanche da tarde
Se você tem um nutricionista de plantão, sabe que ele é taxativo: é para comer de 3 em 3 horas e não se fala mais nisso. Meus lanches da tarde eram quase um repeteco do café da manhã. Vitaminas, principalmente no período mucosite, mas também gostava de comer pão de queijo (alô, Minas!), bolo de cenoura (adoro demais) e biscoito quentinho, feito na hora... hahahaha! Sim, eu passava bem. Mas como vivemos numa montanha russa gástrica, tinha dia que eu não queria nada disso. Salada de frutas caiam muito bem nessas horas... leves, saborosas e saudáveis!


Jantar
Sopas de legumes, verduras e carne reinavam absolutas, principalmente no frio. Entretanto, massas também tinham seu lugar. Carboidratos são excelentes para quem precisa ganhar peso, além de muito saborosos... E toda vez que eu perdia um grama, dá-lhe de massas e comidinhas bem engordativas... hahaha...



Água e sucos
Use e abuse: é a regra!
Água e líquidos de um modo geral são vitais para o organismo. Durante a quimioterapia, aumentar a ingesta hídrica foi mandatório para mim por dois grandes motivos: primeiro porque as drogas podem provocar muitos episódios de vômito e aumentar o risco de desidratação grave; depois porque nas aplicações de MTX beber muita era essencial para sair do controle da droga e também evitar danos renais, já que a eliminação do Metotrexate se dá pelos rins.
Muitas vezes, a água, em si, é super nauseante e aí entra a opção da água de coco, rica em carboidratos e minerais. Tomei muita nos ciclos do MTX, já que, por via de regra, sua ingestão era permitida.
Sucos são super bem-vindos. Como tive muita mucosite, evitava ao máximo os ácidos, como de laranja, limão e maracujá. Graviola está na moda e é super gostoso. Além do que, para quem faz quimio, sucos são bem melhores recebidos que a água, embora saibamos da sua imensa importância no organismo.
Não gosto muito de chás, mas tomava quando estava enjoada das outras coisas. Há uns bem gostosos, como de frutas vermelhas e camomila.
Parei com refrigerantes.
Enfim, o importante mesmo é manter uma boa hidratação e, mesmo quando não há a mínima vontade de beber alguma coisa, a força de vontade deve ser maior... os benefícios são imensos!



Durante os oito meses de quimio e as 5 semanas de radio, não tive problemas com perda de peso (2 kg a menos na balança, mas sem prejuízos maiores) nem desidratação e isso foi determinante para mim. É óbvio que tive períodos de fragilidade, dias em que nada me atraia e também momentos em que não conseguia comer nem beber coisa alguma.  No entanto, é válido ressaltar que isso tudo passa e, na hora que o apetite aflorar, aproveite e ganhe tudo que você perdeu, fazendo uma reserva... ela pode ser necessária nos dias de hiporexia.
Para não ficar mais extenso, em outro post falo sobre os suplementos alimentares no período de internação e também sobre como evitar/corrigir a anemia pela alimentação.
Comer, comer... comer, comer é o melhor para poder crescer... hahaha!

Bjo, bjo, bjo.
 

4 comentários:

  1. Fico feliz em ler isso aqui e saber que oferemos a você o melhor que pudemos. Com certeza, uma boa alimentação faz toda a diferença... presenciamos isso todos os dias no hospital e acredito que as vitaminas que preparei foram salvadoras. Amo você, filha.

    ResponderExcluir
  2. Verdade... as vitaminas foram muuuito salvadoras... kkkkk!
    Bjooos, mãe!

    ResponderExcluir
  3. O que eu posso dizer dos bolos de cenoura, minha querida? Hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os MELHORES... kkkkkkk! Só isso que digo. Ah, e que saudade daquelas caldas de chocolate super calóricas! hahahaha...

      Excluir