domingo, 8 de abril de 2012

Feliz Páscoa!

Quero desejar a todos uma ótima e feliz páscoa... Independente de religião ou crença, é um momento de reflexão, passagem e vitória. Aproveito a oportunidade e apresento a vocês uma linda mulher, cheia de vida e coragem: Cora Coralina. Muito mais que uma poetisa e contista, era uma sábia! Em sua sabedoria, escrevia coisas simples e repletas de lições para a vida. E hoje ela traduz em palavras tudo que desejo em meu coração neste dia tão especial:

Saber Viver
Não sei… Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sac
ia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura… Enquanto dura.
Cora Coralina
 Pêssankas: de origem ucraniana, representam o princípio de todas as coisas, da vida e da criação.  Em algumas regiões da Ucrânia acredita-se que a pêssanka tem força curativa e também protege a casa do camponês contra o fogo, a destruição, os maus espíritos, além de atrair as graças de Deus como expressão comum. Na comunidade ucraniana, é comum presentear os amigos com pêssankas, dizendo o tradicional “HRESTÓS VOSKRÉS” (Cristo Ressuscitou) e, em resposta, se diz “VOÍSTENU VOSKRÉS” (Verdadeiramente Ressuscitou).
Paz e bem! Feliz Páscoa!
Bjo, bjo, bjo.


6 comentários:

  1. Renata
    Desejo á Você que nesse tempo pascal Jesus renasça em sua vida, aliviando todo sofrimento e dor e trazendo a cura! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cora é muito linda e inspirada! Amei o post!
    Feliz Pascoa pra você também, Rê!

    SAUDADESSS!

    ResponderExcluir
  3. Assim eu vejo a vida

    A vida tem duas faces:
    Positiva e negativa
    O passado foi duro
    mas deixou o seu legado
    Saber viver é a grande sabedoria
    Que eu possa dignificar
    Minha condição de mulher,
    Aceitar suas limitações
    E me fazer pedra de segurança
    dos valores que vão desmoronando.
    Nasci em tempos rudes
    Aceitei contradições
    lutas e pedras
    como lições de vida
    e delas me sirvo
    Aprendi a viver.

    Cora Coralina

    ResponderExcluir
  4. Renatinha, Feliz Pascoa pra você!!!
    Sou Rodrigo(Dudy)....do MAC lembra?
    Era muito legal aquele período...tenho saudade daquele tempo...você ainda toca violão? lembro que você era "fominha de tocar"..rs..
    Espero que você supere tudo isto, mas não acho razoável te falar palavras de força, você já é uma guerreira que está nos ensinando o que é ser forte.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Renatinha tudo bem? Espero que esteja correndo tudo na Santa paz. Não sei se vai lembrar de mim, mais fui sua colega na curso de português da professora Eva e me recordo muito bem dela falando assim “Renatinha sua vez, lê pra mim” .
    Muita gente já tinha me falado da sua estória, mais em um almoço com um amigo Cleyton Paraíso e ele me falou sobre seu blog e resolvi te procurar na net.
    Passei por uma história semelhante quando descobri, depois de duas cirurgias e várias biopsias que tinha um sarcoma pleomórfico de alto grau no peritônio, Meu mundo também caiu, fiquei sem chão. Mais enfim, tinha uma luta enorme pela frente, e não tive muito tempo para lamentações. Reuni todas as minhas forças e enfrentei a doença da forma mais digna possível, falo assim porque vivi intensamente meu tratamento, eu, minha mãe e meu pai, nos dedicamos quase que exclusivamente ao tratamento. Foram dias muito difíceis. Mais tínhamos que enfrentar a doença de frente.
    Fui submetida a um protocolo bem puxado; eram 6 ciclos de 5 dias de quimioterapia , estes com intervalos de 21 dias. Ai como foi difícil.....mais tudo passou. Meu ultimo dia de quimioterapia foi dia 15/07/2011. Realizei um PET-CT, e fui liberada da quimioterapia. Estou em fase de remissão e rezo a Deus todos os dias e tenho fé em Nossa Senhora que tudo dará certo.
    Te desejo, que tenha muita força, que Deus ilumine muito sua mãe e toda sua família e que você tenha sempre uma coisa em mente....tudo passa....nada dura para sempre. Acredite sempre em Deus...
    Força sempre
    Maria Cecília

    ResponderExcluir
  6. Cadê vc Renatinha?...rs...todo dia eu entro pra saber suas notícias, se ta em moc e tal.... e nada...rs...tudo de bom e muitas felicidades pra vc e e toda sua familia.Bjo..
    Ah sabe notícias de "negão", Márcio? lembra q andavamos nós três?
    Rodrigo (Dudy) do MAC.

    ResponderExcluir