sábado, 7 de abril de 2012

Primeiros Exames

People, é com imenso prazer que escrevo esse post. Não só prazer... alegria, emoção, lágrimas. Estou feliz mesmo! hehehehe...
Chegando à metade do tratamento, era hora de avaliar a resposta aos primeiros ciclos de quimioterapia. Antes mesmo desse dia vir, meu coração já começou a bater em ritmo muito mais acelerado que o habitual. É como eu disse anteriormente: depois que você tem uma doença grave, nunca mais um exame é um exame. Faço hemograma semanalmente e até mesmo nessa hora a expectativa é grande: "Estou com a defesa baixa? Anêmica? Vou precisar de transfusão? Consigo fazer quimio amanhã?". Agora imaginem aquele exame que vê o tumor... vê, enxerga, analisa, mede...
Tentei me preparar para este momento porque, apesar de tudo indicar que as coisas estivessem indo bem, a vida é uma caixinha de surpresa. E eu já conheci várias dessas surpresas e não gostei.
Ressonância Magnética da coluna torácica e lombar. Tomografia Computadorizada de tórax. Cintilografia Óssea. Três exames e mil expectativas para mim e para todos que torcem por minha cura.
Há um mês mais ou menos fiz o primeiro... não é segredo fazer uma ressonância, mas essa era diferente. Por tudo: pelo momento que estou vivendo, pela importância do que seria visto, pela imensa ansiedade de todos. Mas as notícias são boas... alias, são óteeeemas! Hehehehe... A quimio está fazendo efeito... as imagens já mostram vários pontos de calcificação, o que, em outras palavras, significa morte do tumor. Lesões ósseas não diminuem de tamanho porque o que o tumor destruiu não é "reconstruído" pelo organismo. Por isso, avalia-se a resposta do tratamento pelo não-crescimento do tumor e também pelo número de calcificações que aparecem ao longo do tempo. Concluindo: alegria é pouco!
Tomografia. Tirando a agulha que é usada para puncionar o acesso para o contraste, o mais tenso é saber que osteossarcoma adora um pulmão. Ausência de nódulo por lá é uma vitória... Não sei de qual exame fiquei com mais medo... da ressonância ou da TC. Mas acho que a tomografia ganhou... ainda mais porque, na entrega do resultado, Dra. Camila demorou 100 dias para olhar cada compartimento do meu querido tórax e eu tive a impressão de que as paredes do consultório iam todas desabar... hehehe. Tenso. Mas depois dos minutos intermináveis, ela olhou singela para mim e disse que meus pulmões estavam livres e leves. Ufaaa! Que alívio escutar isso. Gente, quem está num processo desse precisa de coração resistente. E o meu está beeem fortalecido. O ecocardiograma não me deixa mentir.
Para o último exame, não tinha mais por onde eu ficar taquicárdica. Depois de passar pela prova de fogo da RM e da TC, o que é uma cintilografia e seus pontinhos brilhantes. Exame estranho, que já me deu vários sustos porque nem tudo que reluz é tumor. Mas tudo bem. Faz parte do protocolo sua realização e, tirando as esquisitices, é também um exame importante. Porém, o mais importante foi saber que a cintilografia não trouxe "novidades"... fechando com chave de ouro dias essenciais para mim.
Misto de alívio e alegria para todos. Sensação de muitas coisas legais... dentre elas, a de que todo esforço está valendo a pena. E, nessa hora, você esquece num segundo os dias terríveis de enjôo e afins, esquece as furadinhas, esquece até a mucosite. Uma boa notícia é bem poderosa...
Aprendi outra coisa. Antes dos resultados, sofri pelo que, ainda, eu nem conhecia. Sofri com medo de nada estar dando certo e, quantas vezes, deixei de viver uma tarde legal para me preocupar com o que ainda nem tinha chegado. Joguei noites de sono e sonhos fora, desperdicei momentos que poderiam ter sido muito mais agradáveis se eu tivesse conseguido lidar melhor com isso. Entretanto, tudo é aprendizado. Agora essa é mais uma lição que quero levar para sempre: viva o seu dia com toda intensidade e alegria que ele merece. O amanhã pertence ao amanhã. Amém.



In every life
We have some trouble
But when you worry
You make it double
Don't worry, be happy!

Bjo, bjo, bjo.



10 comentários:

  1. Vim correndo ler as novidades, agora que estou de "programinha" novo, visito seu cantinho sempre que eu quiser!! Você é muito querida Rê!! Beijinhos e saiba que estou muito feliz pelas ótimas noticias!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas notícias... tenho certeza de que agora esse seu ânimo renovado vai iluminar o resto do caminho...

    Até quando terás,
    Minha alma,
    Esta doçura,
    Este dom de sofrer,
    Este poder de amar,
    A força de estar sempre
    - insegura - segura
    Como a flecha que segue
    a trajetória obscura,
    Fiel ao seu movimento,
    Exata em seu lugar...?

    (Cecília Meireles)

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha Renata!! Notícia boa neste sábado chuvoso em Montes Claros!! Deixou minha noite muito mais alegre!!
    Tudo está se encaminhando e isso é muito bom!!ehehehhe
    Força e alegria!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Uhuuuuu!!! Que bom receber boas notícias!
    Presseguir, é o caminho.
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosinhaa da minha vida, cada conquista sua é também a nossa. Essa notícia foi linda, e é só a primeira de muitas que estão por vir! Que Deus continue te abençoando, Rê!

    TE AMO.

    ResponderExcluir
  6. Renata!

    Que alegria não? E quanta sabedoria encontrada nesse caminho torto que atravessamos...
    Feliz Páscoa!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. To acompanhado seu blog, fiquei bastante feliz com esse resultado.
    To torcendo!! Parabéns...
    Feliz páscoa! que Deus continue te abençoando!!

    ResponderExcluir
  8. Que alegria! Tão bom fazer os exames e tudo estar bem! Eu também fiz os de controle e deram bem. Ah! quanto aos exames eu não gosto da cintilografia, já fiz muitas por conta do ca e da fratura, fico em pânico com aquela máquina em cima e bem baixa rs... mas vamos em frente e com fé em Deus! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Renata, estou acompanhando seus posts desde o início!! A forma como você está encarando essa situação complicada é inspiradora! Sempre com muito otimismo e confiança que dias melhores virão! Também tenho certeza disso, e estou torcendo pra que você fique bem e saia vitoriosa. Fico feliz demais com os resultados positivos, reflexos de todas as energias positivas reunidas pra você, e as orações atendidas! Quero frisar meu empenho em continuar intercedendo por você e receba todas as energias positivas, para continuar a luta com entusiasmo, alegria e muita disposição! O sistema imune agradece toda essa boa emoção, e o corpo reage positivamente a esse estímulo! "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos." Provérbios 17:22. Transmita essa alegria aos que estão tristes sei que você pode tocar os corações das pessoas e fazer a diferença! Assim como tem sido! Que Deus continue te iluminando e conduzindo o seu tratamento! Um grande abraço!

    ResponderExcluir