domingo, 13 de janeiro de 2013

Saudade

Bater o dedinho do pé na ponta da mesa dói. Ter pedra no rim dói. Morder a língua, torcer o tornozelo e trancar a mão na porta doem. No entanto, o que mais dói é a saudade. Saudade dos irmãos que moram longe. Saudade da cachoeira da fazenda da minha avó que marcou minha infância. Saudade da fruta que não consigo comer mais. Saudade do amigo imaginário e das pessoas que nunca existiram. Saudade de uma cidade, de um lugar, de uma paisagem. Saudade de mim mesma, quando eu tinha menos problemas e mais coragem para enfrentar o que estava aí.
Doem essas saudades todas. Mas há algum tempo tenho percebido que minha saudade mais dolorida é aquela que se refere ao tempo em que eu podia, tranquilamente, planejar um futuro distante. Ontem e hoje passei muitos momentos com meus ex-colegas de faculdade e os vi traçarem com segurança suas vidas. Formar daqui 1 ano, trabalhar, viajar, casar. De tudo que a doença pôde levar de mim, acho que isso é o pior: desde que descobri que estava doente de novo não consigo criar projetos a longo prazo. E sempre que tento fazer isso, uma luzinha se acende e diz: vá com calma. Confesso que não tem sido fácil viver assim, nessas idas e vindas a médicos e hospitais, nessa insegurança que é nossa vida depois de um problema grave de saúde. 
Nessa semana tenho exames e consultas. Quem está ou esteve doente sabe exatamente do que estou falando. Daquela angústia que gira em torno de nós nesses dias. Do medo das coisas não estarem bem. Do terror que é ficar esperando seu médico olhar o exame e do imenso alívio que é ouvir que está tudo bem. Por mais que tudo esteja tranquilo, seu pé está lá no freio toda vez que se pensa em acelerar. De verdade, viver dessa forma é martirizante. Não ter paz é a pior coisa que existe.
E é disso que eu tenho tido mais saudade. De viver como sempre desejei... sem medo de construir planos e vê-los desmoronar na minha frente a qualquer instante. Sei que nossas vidas não caem somente diante de um problema de saúde. Seria infantil pensar assim. Mas no meu caso, meu castelo de areia atual é esse. E como dói viver com sua instabilidade. E enquanto não posso me dar ao luxo de certos prazeres, vou vivendo como posso: um dia de cada vez. Sem mais.




Amigas lindas, que o internato de vocês seja maravilhoso. Que 2013 seja incrível... sei que o coração de vocês está cheio de sonhos. Vivam isso da melhor forma possível. Sejam as melhores. Façam planos e se empolguem nessa aventura que é viver sem medo do amanhã. 
Saudade. Saudade. Saudade.

Bjo, bjo, bjo.

6 comentários:

  1. Renata,lembro sempre de uma frase de Rubem Alves que diz que saudade é nossa alma dizendo para onde ela quer voltar. E sentir saudade é bom para nos lembrar o que importa de verdade na vida!
    Bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cíntia! Coincidência ou não, adoro Rubem Alves. Ele é profundo e compreensível ao mesmo tempo. E ler suas palavras aqui foi muito gratificante. Obrigada pelo carinho. Espero que esteja tudo bem com vc.
      Bjos.

      Excluir
  2. Renata
    só quem está lutando como vc sabe do que se passa na nossa cabeça, realmente viver com as incertezas não é nada fácil e muito longe de ser gostoso, temos que praticar diariamente a Poliana e nem sempre conseguimos, a sensação da arma apontada na cabeça é terrível...que DEUS te acolha nas suas angustias e te carregue no colo. Ele é mestre em realizar impossíveis. E certamente está resolvendo tudo o que para nós é impossível. Acredite!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... vc falou da Poliana e eu lembrei da minha infância. Adorava o filme e concordo com sua filosofia de vida: jogo do contente! Muito linda aquela história. Obrigada pelo carinho e que Deus nos ilumine porque não é fácil viver com a corda no pescoço, viu...
      Bjo, querida!

      Excluir
  3. Ô Rena, linda! Pra variar, mais um post super emocionante no seu blog... A gente se esquece o tanto que essa vida é passageira, e que num adianta de nada querer planejar tudo ou sofrer por antecipação. Cada dia é uma novidade, e do nada a vida dá uma reviravolta que até nos assusta! Você é a maior prova disso, e tem mostrado pra todo mundo o quanto a vida é merecedora de ser vivida... mesmo sem planos, mesmo com a saudade, mesmo com as dificuldades. Tudo a seu tempo! Fico admirada com a sua superação e força de vontade, e sinto vergonha das minhas lamentações diante de probleminhas pequenos que me aparecem... Você é uma lição de vida! Obrigada por estar por perto! Amo você, mocinha style dos cabelos curtos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Táááááá, sua linda!
      Chorei aqui lendo sua mensagem... obrigada por TUDO. Tudo mesmo. Escutar isso de vc é um grande orgulho para mim pq sei que a vida tb já te surpreendeu e hj vc está aí maravilhosa e mais forte. Contar com seu carinho (apesar das perfurações) é alento. Te amo.

      Excluir