segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Despedida das férias

Dezembro passou voando. Janeiro idem. E bye, bye férias. Não tive muito tempo para viagem e diversão, mas aproveitei o que pude, ao lado de quem amo e me faz bem.
Ontem, na despedida das minhas últimas férias longas, voltei no tempo e me vi imatura ainda, apenas uma caloura entusiasmada com o fato de ter entrado numa escola pública de medicina. O primeiro dia de hospital, o primeiro paciente, a primeira sutura, o primeiro nascimento e a primeira morte... O tempo passou muito rápido e agora, com muito orgulho, sou interna. Desejei demais viver isso, ainda mais depois de ter passado por tantas tempestades. Agora espero experimentar todas as emoções que me serão propostas, com coragem e alegria... porque é isso: estou muito feliz!
Vem com tuuuudo, internato, seu lindo!


"Consigo pilotar meu barco ao sabor dos ventos, mas sei que há muito mar pela frente. Talvez nunca chegue ao porto. Tomara mesmo que não, pois o melhor da viagem é estar nela."
Dias Gomes

Sem dúvidas, quero aproveitar muito bem minha viagem. Estudar, ler, fazer grandes amigos, cuidar bem das pessoas que cruzarem meu caminho, cuidar de mim. E me dar ao luxo de fazer o que mais gosto e me faz realizada!

Bjo, bjo, bjo.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Conheça São Paulo (Parte II)

25 de Março: rua mais movimentada do Brasil e maior shopping a céu aberto da América Latina. Sinônimo de comércio popular, correria, novidades e muitas compras... hahaha! Quase impossível ir lá e não sair com alguma aquisição. Amava subir e descer a Ladeira Porto Geral (só que não), visitando todas as lojas de bijouterias. Eletrônicos e cosméticos dominam o Shopping Pagé e, apesar do elevador estar sempre lotado, você não se importa de subir os 752963 andares. Na verdade, você nem sente... hahaha! Bolsas, capas de celular, roupas, relógios, óculos, futilidades, enfeites de casa, plumas (ótimo achado), peças para montagem de biju... enfim! E, para quem ama tecidos, a Niazi Chohfi é uma excelente opção. Muitas e muitas bancadas lotadas de tecidos com textura, estampa e cor diferentes. Para comprar na 25, é imprescindível usar roupa confortável e um bom calçado para as horas de caminhada, uma mochila, ou mala, ou algo maior (kkkk) e tempo livre (não vá com pressa, ou seja, é chegar de manhã para ir embora só quando as lojas fecham). Lógico que há muito produto falsificado, infinitas réplicas e, porque não, muitos vendedores que fazem de tudo para te empurrar um produto, mesmo sabendo que ele não funciona. Nos arredores, também há muita opção de casas que vendem produtos árabes... ótima pedida para quem ama essas coisitas. Resumindo: é imperdível.





Shopping Cidade Jardim: Da muvuca da 25 de Março diretamente para o glamour. O mix de lojas reúne grifes internacionais, nacionais e regionais, restaurantes e muito, muito luxo. O centro de compras é inspirado nas ruas mais elegantes do mundo. Não por acaso, as lojas ficam todas de frente para jardins modernos, criando assim uma mistura de charme e sofisticação. O shopping ainda abriga o Spa Cidade Jardim. Os preços são elevados, mas vale a pena tomar um café na livraria Da Vila e se deslumbrar com as vitrines de sonho. Conheci outros shopping centers, como o Iguatemi, Morumbi, Ibirapuera, Higienópolis, Santa Cruz e o suntuoso JK Iguatemi, mas o Cidade Jardim me cativou pela beleza e aquele ar de leveza e frescor.






MASP: Quando a arquiteta Lina Bo Bardi projetou o prédio do Museu de Arte de São Paulo, talvez não tenha imaginado que este se tornaria o cartão postal mais importante da avenida mais famosa da cidade, a Paulista. Em contrapartida, sonhava com crianças brincando no vão de 74 metros de altura do museu. Assim, não deixe de aproveitar esse espaço antes de entrar, seja na feira de antiguidades aos domingo ou para observar a hoje não mais tão aberta vista  para o centro. No interior de seus 11.000 metros quadrados, distribuídos em 5 pavimentos, fica o mais valioso e importante acervo da América Latina. Rafael, Goya, El Greco, Van Gogh e Anita Malfatti são apenas alguns nomes que fazem parte da coleção. Além de abrigar o MASP, a Paulista é o coração econômico de São Paulo. Muito bonita a vista dos prédios gigantes, dos bancos, da avenida larga e cheia de veículos, executivos, estudantes, fashionistas. 




Teatros: conheci menos do que gostaria, mas assisti a espetáculos incríveis, que deixaram saudade e desejo de quero mais. Os teatros agitam a noite paulistana, com seus artistas famosos, roteiros ímpares, pontualidade, cenários incríveis, figurinos perfeitos, efeitos de apresentação, público educado. Visitei o Teatro Reinassance, o Abril, o Municipal e o Procópio Ferreira. Amei as apresentações e digo que vale muito a pena investir num programa desse.







Show!

Bjo, bjo, bjo.

Conheça São Paulo (Parte I)

São Paulo é uma cidade como nenhuma outra. Antenada, vanguardista, geradora de tendências, estilos e cultura. Falar dela é ter a obrigação de usar tudo no superlativo. Olhando para seus prédios mil e para o trânsito caótico, consegue-se ter noção de um pouquinho da sua dimensão para o país. 
Assim que decidimos que meu tratamento seria feito em São Paulo, não tive a menor dúvida de que estaria no melhor local naquele momento. É, de fato, o lugar em que se tem a impressão (e certeza) de que tudo chega primeiro. Mas hoje não quero falar das maravilhas da medicina paulista, e sim de como andei me divertindo. Em praticamente todo o período da quimioterapia, não tive problemas em sair de casa e, por isso, sempre que podia, rolava um passeio. Programas culturais e gastronômicos fizeram minha alegria. Vou falar dos lugares que mais gostei de conhecer e que super recomendo.


Museu do Ipiranga: é um dos ícones da cidade de São Paulo e sua importância é marcada tanto pela imponência da arquitetura quanto pelo significado histórico que possui. Entre mobiliários, trajes, utensílios e obras de arte, encontramos também coleções de armas, biblioteca e uma sala dedicada a Santos Dumond, pioneiro da aviação. Ao redor do prédio, um grande e belíssimo jardim.






Museu da Língua Portuguesa e Estação da Luz: este lugar proporciona uma viagem sensorial e subjetiva pela língua portuguesa, a sexta mais falada no mundo. Guiada por palavras, autores e estrelas do Brasil, conhecer esse museu, ainda mais na exposição do Jorge Amado, foi muito bom. Instalado no prédio acima da plataforma de trens da Estação da Luz, proporciona momentos únicos.







Mercado Municipal: visita obrigatória para turistas brasileiros e de todo o mundo, é um dos principais pontos gourmet da cidade. Um lugar agradabilíssimo, com pessoas incríveis que te oferecem degustação de frutas as mais variadas possíveis a cada esquina. Queijos, carne, peixe, ervas e especiarias exóticas e o tradicional sanduíche de mortadela (2563982651 camadas de mortadela e infinitas calorias, mas muitoo bom... hahaha). O mercadão também conta com uma área de restaurantes e lanchonetes, localizada na parte superior do espaço, de onde se come bem e observam-se os lindos vitrais executados pelo artista russo Conrado Sorgenicht. Arquitetura incrível de Ramos de Azevedo, é prazerosa uma visita nesse lugar. 













Bairro da Liberdade: conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa em São Paulo, é um lugar lindo e colorido, guardando muito da tradição oriental através das festas típicas. Sempre tive vontade de conhecer, pois a fama de imensa opção de produtos de beleza é velha por aqui. A famosa Ikesaki possui vários andares e deixa qualquer mulher louca pela quantidade de coisinhas desejo e preços bem camaradas. Buy best: o melhor lugar para comprar esmaltes é na Ike (íntima mesmo). Ludovicos é super conhecida pela variedade de cílios postiços (alô meninas que perderam os cílios por causa da quimio: agora vocês podem voltar a piscar como divas... hahaha).  Audrey é uma loja que tem muitas coisas legais, inclusive aquelas mais difíceis de encontrar no Brasil, como Mavala, Conair, Talika, Prestige... todas essas marcas preenchendo várias prateleiras. Quem gosta da cultura oriental e é apaixonado pelas embalagens super coloridas e exóticas, vai amar a Marukai, supermercado de comidas e bebidas típicas. Enfim, é um mundo à parte mesmo.











Parque do Ibirapuera: mais importante parque urbano de São Paulo, é um excelente lugar para passear, tendo atrações para todos os tipos de público. Sua infraestrutura oferece campo de futebol de saibro, pista de corrida, playgrounds, quadras poliesportivas, aluguel de bicicletas, lanchonete e restaurante. Abriga a Fundação Bienal, o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte Moderna (MAM) e a OCA, que é um palco de mostras temporárias. Amava dar uma volta por lá, principalmente com Cleo e Alvinho (saudade!). Nos fins de semana, o movimento é grande, mas em nada prejudica um delicioso passeio verde em meio à poluição de São Paulo.











Gostaram? Imenso, não é, people? Para não ficar mega cansativo, vou dividir. Em breve, mais dicas de lugares lindos e gostosos.

Bjo, bjo, bjo.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ah, o verão!

Existe época do ano mais desejada que o verão? Sol, férias, viagem, praia e uns bons drinks... Todos querem! hahaha... Curtir isso tudo é super gostoso, mas alguns cuidadinhos são mega importantes para nossa saúde. Durante a quimioterapia, a atenção deve ser redobrada.  Algumas drogas  são inimigas do sol e podem causar irritação da pele e até queimaduras quando recebem os raios solares. Além disso, durante o tratamento, a pele fica mais ressecada e frágil, o que aumenta, ainda mais, a necessidade de proteção. 


Sempre que saío no sol, tomo todos os cuidados: muito protetor solar (de 3 em 3 horas) nas áreas expostas, base e pó compacto com FPS no rosto, hidratante labial .
Proteger os olhos também é necessário e os óculos de sol são companhias constantes (phyna e rycah... hahaha). Outra coisa: gosto de usar saídas de praia mais compostas, aquelas que cobrem os braços e o colo. Biquinis? Hum... por enquanto não dá para deitar naquelas cadeiras e ficar super bronzeada e da cor do pecado... hahaha! Até uso biquini ou maiô, mas sempre com saída.
Chapéu: adoro. Durante o tratamento, é um acessório quase indispensável, pois a  a falta dos cabelos deixa a cabeça totalmente desprotegida. Dependendo do sol, usava lenço e chapéu. Protetor solar na cabeça é muito importante também, people.
Hidratantes corporais ajudam a pele depois de um dia de exposição ao sol. Costumo usar os mais refrescantes e, no rosto, uso um especial para essa área. 


E líquido, líquido, líquido. Água ou suco natural de preferência! Frutas são ótimas opções para uma alimentação mais saudável nos dias quentes.


Não mata, não engorda, não faz mal.

Bjo, bjo, bjo.