terça-feira, 6 de março de 2012

Deixa a vida me levar...

Aquela noite foi longa. Mais longa ainda foi a estrada que percorremos para chegar ao diagnóstico final. Entre muitas idas e vindas, milhares de consultas com vários médicos, mais uma avalanche de exames, incertezas diagnósticas, 4 biópsias, revisão de lâminas para confirmação do primeiro tumor (pensem num drama), estava lá o que eu, definitivamente, não queria escutar: era uma metástase de osteossarcoma. Nove meses se passaram desde a suspeita até a confirmação diagnóstica. E, por um capricho do destino, precisei do tempo de uma gestação, da formação de uma nova vida, para retomar a fala e tentar ressurgir das cinzas, como uma fênix. Um novo desafio, uma nova pancada, um recomeço que, sem meio termo, era absurdamente pesado.
Até hoje não sei de onde tirei forças e coragem para "abandonar" tudo (família, amigos, faculdade, o conforto do meu lar) para vir encarar um tratamento que até o mais forte dos humanos teme. Quimioterapia... a palavra que assusta mais que o próprio medicamento. Tem gente que nem pronuncia a palavra câncer ("aquela doença")... tem gente que acha que é carma, feitiço, castigo ou qualquer outra coisa que remeta à idéia de punição. Mas não penso assim. Em algum momento da minha vida, deu a louca em uma célula e aí o estrago estava feito. Existe um culpado? Não. Há como suavizar o impacto de uma notícia dessa? Não. Há saída? Sim... mas tudo a seu tempo.
Agora eu não trataria em Minas Gerais, mas em São Paulo. Um lugar novo, desconhecido, inédito para mim. Agora eu estaria sob os cuidados de Dr. Antônio Sérgio Petrilli, uma pessoa que é muito mais que um médico... é um ser humano incrível, adorável. E é como sempre digo: se todos fossem iguais a ele, a oncologia seria um mundo muito mais suave e feliz. Enfim, sou fã mesmo...
Sofri e estou sofrendo com tudo isso. No entanto, também estou sendo feliz. Tenho recebido tanto amor e carinho, até mesmo de pessoas que não conheço, que posso dizer que sou uma privilegiada nesse turbilhão de emoções...




Agora é cumprir minha nova tarefa... Dispensei ao tempo a missão de colocar as coisas em seus devidos lugares. E deixar a vida me levar...

Bjo, bjo, bjo.

7 comentários:

  1. Todo dia eu ainda fico acordado nesse horário e sempre leio as postagens em primeira mão. E é muito bom, parece que consigo ouvir sua voz, Renatinha! A parte ruim é que dá mais saudade.

    ResponderExcluir
  2. O que dizer nestes casos?
    So acho que se voce venceu na primeira vez, ira vencer agora de novo. E desta vez com mais forca.
    Li todo seu blog e é impressionante a força que voce transmite nas suas palavras.
    Te desejo sucesso nesta jornada nada facil.
    Beijinhos
    Margaret

    ResponderExcluir
  3. Nunca perca a fé e a esperança. Quando o mundo parecer injusto e esquisito, agradeça a oportunidade por viva estar VIVA nele. E recomece... Recomece. Recomece! Tente de novo e de novo...Porque só a fé no caminho faz com que o caminho se manifeste...
    Estarei em oração por vc!!!
    Dorothy
    (Dorothéa Schmidt França)

    ResponderExcluir
  4. Renatinha...

    Como vc é forte!! Não é fácil mesmo abandonar a rotina, os amigos, a família.. e principalmente um sonho! E vc fez isso de maneira tão bela, traduzindo que nada no mundo é maior do que sua vontade de viver estes sonhos de novo... vc vai conseguir minha amiga.. vc vai alcançar o sucesso do tratamento e vai realizar cada sonho que vc desejar... vai viajar muito ainda, vai se formar, abrir sua clínica, vai casar, ter filhos.. sua vida será muito linda!!! E tudo no devido tempo.. e quero fazer parte da sua vida pra sempre.. nós nos conhecemos neste momento tão delicado da sua vida... mas vc me encantou prá sempre.. e quero curtir sua felicidade e suas conquistas também!!!
    Escreva sempre... é uma terapia para você e para cada um que passa por aqui... vc escreve lindamente.. tem muita riqueza em suas palavras.. posso ouvir vc contando.. vou acompanhar dia-a-dia sua história viu!
    Conte sempre comigo...
    Mil Beijos
    Nati

    ResponderExcluir
  5. Fico só aguardando pra ver a próxima emoção relatada nessas palavras... Que bom que a vida lhe permite mostrar pra quem tá um pouco de fora, mas que está presente na torcida e no coração...
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Renatinha, Renas, Seca, meu anjo barroco,
    doce gostoso caseiro mineiro, bom-bocado
    Sempre vaidosa, graciosa, vestido de saia comprida,
    em colares de contas, anéis, brincos e salto,
    tipo nova hippie maquiada, de-banho-tomado.
    Cujos sentimentos disfarçados em forma de redação
    ganharam minha atenção antes mesmo do olhar.
    Tradução direta do tamanho - imenso - do coração,
    cujo dom se fez valer até na escolha da profissão
    quando decidiu na vida o sofrimento do outro aplacar.

    Helcio (março/2012)

    ResponderExcluir
  7. Renata
    Muito comovente. E que facilidade você tem para escrever e expressar seus sentimentos!
    Tenho acompanhado de perto a sua luta diária e percebido a sua garra e determinação, qualidades tão admiráveis e importantes neste momento.
    Você nos dá um belo exemplo de vida!
    Continue com essa simpatia e carisma , que tanto nos tem cativado.
    Um grande beijo
    Rosa- da Quimioteca

    ResponderExcluir