quinta-feira, 22 de março de 2012

Avante, guerreiros!

Desde que resolvi escrever este blog, tenho recebido inúmeras manifestações de carinho. Não que antes isso não acontecesse, mas agora é diferente... pessoas que nem conheço me enviam mensagens incríveis, seja por aqui, pelo Facebook, e-mail ou celular. Um mar de emoção invadiu minha vida, num movimento que, antes de mais nada, traduz o quanto precisamos uns dos outros.
Em diversas ocasiões, muitas pessoas comentaram sobre minha força, coragem, alegria, determinação, como se tudo isso pertencesse a mim. Mas não. Eu não sou essa guerreira. Nesse tempo, descobri que guerreiros de verdade são aqueles que lutam sem armas nesta batalha épica pela cura. Guerreiros são os que, embora estejam tendo resultados decepcionantes com o tratamento, estão lá, insistindo e acreditando mesmo quando a medicina diz o contrário.
Fortes são as famílias que, apesar dos poucos recursos financeiros, abandonam seus lares e se abrigam em pensões, hotéis ou casas de apoio, sem privacidade e conforto. Corajosos são os pais que se demitem de seus empregos e passam a depender dos projetos assistenciais do governo. E que a verdade seja dita: para se conseguir algum benefício, os trâmites são tão burocráticos que muitos desistem no meio do caminho. Além disso, o que o governo oferece é tão irrisório que dá vergonha de mencionar o valor e de viver num país em que uma doença tão grave é tratada com tanto descaso. Batalhadoras são as mães que conseguem cuidar de um filho doente e, ainda assim, dar conta dos que estão sadios, mas precisando de cuidados.
Guerreiras são as crianças incríveis que tenho conhecido. Meninos e meninas que mal começaram a viver e já se depararam com um desafio desse. E mais: com um sorriso largo no rosto, apesar das furadas, das dores, dos exames chatos, da quimioterapia. Poucos adultos conseguem lidar tão bem com problemas tão sérios. Qualquer coisa serve de motivo para deixar de dar um bom dia sincero e ser gentil com os outros. Lamentável é constatar, ainda, que muita gente fica aí reclamando de coisas tão banais e pequenas, como se fossem os mais sofredores do mundo.
Por isso, digo com toda propriedade: não sou um exemplo a ser seguido, não sou a fortaleza que muitos imaginam que eu seja. Tenho uma família fantástica, que faz de tudo para meus dias serem mais amenos. Meus amigos são os melhores que eu poderia ter... Tenho todo o conforto possível, não preciso acordar às 3 da manhã para não perder o "favor" da ambulância, recuso o almoço e o lanche do hospital porque sei que minha mãe compra coisas gostosas que meu estômago aceita. Ganho presentes, passeio, viajo, tenho mais que uma equipe cuidando de mim: tenho um exército que me escolta nessa batalha infame, não me deixando sofrer pelo evitável. Entre outras, posso dizer que minhas dificuldades até agora se resumem aos efeitos deletérios da quimioterapia. No mais, não tenho o direito de me lançar no muro das lamentações. Não vou ser hipócrita e dizer que estou vendendo felicidade, mas também não posso ser ingrata a ponto de me sentir a coitadinha. Definitivamente, esse é um comportamento incabível nessa situação.
Tenho plena convicção de que fortes são as pessoas isentas disso tudo, mas que são curadas, são alegres, são um exemplo de superação. Coisa para nenhum medalhista olímpico colocar defeito. Eu sou só mais uma que tem oportunidades num país em que a maioria sofre pela escassez de recursos que garantem a mínima qualidade de vida.
Sinto um orgulho imenso de ter conhecido verdadeiros heróis. Todos os dias, eles me dão lições que carregarei para além vida, lições essas que não quero apagar da memória daqui um tempo.
Esses dias conheci um casal que perdeu o filho há uns 3 meses por causa de uma leucemia. Quando vi aqueles pais no hospital, logo perguntei o que eles faziam naquele lugar que trazia tantas lembranças ruins. Mas fiquei extremamente envergonhada comigo mesma com a resposta: eles estavam ali para divulgar um trabalho maravilhoso que fazem antes mesmo de perder o filho. Aqueles pais fundaram uma ONG com o intuito de ajudar quem precisa. Senti que aqueles dois, ali na minha frente, eram muito melhores que eu. Durante esse tempo de GRAACC, fiz muito pouco. Palavras lindas, tarde de princesa para uma amiga, brigadeiro e pipoca são um nada perto do que muitos precisam. Por isso, comecei a entender que é fácil ajudar dando um telefonema, mandando mensagem via internet ou telefone. Difícil é sair do conforto do seu lar, acordar cedo, abrir mão de parte do salário, superar a dor de perder um ente querido distribuindo amor. E falo mais: apesar de serem poucos os que abrem mão disso tudo, são esses que fazem não só da oncologia, mas do mundo, um lugar mais agradável de se viver...





"Quando era jovem tentei me matar várias vezes, mas aí percebi que cuidar do próximo é a melhor forma de esquecer os próprios problemas e, melhor ainda, se isto for feito com muito bom humor e principalmente amor."
Patch Adams
Inspire-se!

Bjo, bjo, bjo.

21 comentários:

  1. Renatinhaaaaaaa, nossa!!! Sem palavras!!! Chegou dar um "nó" na garganta...

    ResponderExcluir
  2. Amiga, emocionante! Quantas vezes reclamamos da vida por tão pouco... O sorriso dessas crianças é um tapa de luva, uma verdadeira lição de vida!

    ResponderExcluir
  3. sem palavras para vc, Rê... vc é incrível! acho que vc não faz idéia do quanto!

    ResponderExcluir
  4. Caraca Renata! Parabéns! Você traduziu em palavras tudo o que eu penso. Apesar de passarmos pelo perrengue do câncer há tanta coisa pior bem a nossa frente!

    ResponderExcluir
  5. Lindas lindas lindas palavras, Rê! Tão belas quanto você e sua sensibilidade, que têm feito de tanta gente pessoas melhores.

    ESTAMOS MORRENDO DE SAUDADE DE VOCÊ!

    ResponderExcluir
  6. Rena, vc já pode começar a pensar em escrever um livro. Palavras lindas escritas de forma brilhante. E pode ter certeza que vc tem sim um exército aqui pra te proporcionar o que for preciso. E um exército de anjos também abençoando cada momento dessa sua jornada, amiga. É quase palpável a presença de Deus em vc e sua família.
    Sdd, bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Renatinha! Há quanto tempo! Fico feliz em saber que está escrevendo a sua história, com força e maturidade, fazendo suas palavras ressoarem e nos tocarem, nos humanizarem! Tenho certeza que a mesma determinação que pautou toda a sua vida não lhe faltará e que Deus a guiará em mais essa batalha. Um grande beijo, Raphael Candido e Carla.

    ResponderExcluir
  8. É impressionante como a gente se sente mais próximo de vc lendo seus posts, o tanto que isso conforta e inspira a gente todos os dias. Se vc não fizer um livro em breve, eu juro que vou imprimir tudo que vc escreve aqui e vou publicar eu mesma! hahahaha
    saudade, saudade!
    beeijos

    ResponderExcluir
  9. É impressionante como a gente se sente mais próximo de vc lendo seus posts, o tanto que isso conforta e inspira a gente todos os dias. Se vc não fizer um livro em breve, eu juro que vou imprimir tudo que vc escreve aqui e vou publicar eu mesma! hahahaha
    saudade, saudade!
    beeijos, Nuninha =)

    ResponderExcluir
  10. Força moça linda!!
    Adorei poder ler e participar um pouco da sua história.
    Beijo imenso!!
    Li

    ResponderExcluir
  11. Renata,
    Você como todos pacientes oncológicos são Guerreiros por natureza.
    Claro que alguns guerreiros são e precisão ser mais guerreiros do que outros por vários motivos: por questões financeiras, pelo próprio tipo de CA, pelo apoio familiar, e tantos outros motivos.
    Mas VOCÊ é UMA GRANDE GUERREIRA!!!!!!!!!!!
    Na luta sempre!!!!!!!!!!!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  12. Amiga cada dia que passa me emociono com suas lindas palavrasss....Forca minha amiga... estou aqui para o que vc precisar viu..... bjossss

    ResponderExcluir
  13. Bem... como eu sou sempre seu anjo torto, ao invés de ficar dizendo o que vc espera que todos digam, vou fazer o contrário: vou te cobrar. Só há um jeito de vc fazer valer sua experiência única, é a de se tornar essa pessoa que vc admira nos outros, seja como mulher, seja principalmente como médica. É a sua obrigação moral. Beijo. (Peço a gentileza de publicar seu texto no meu face, porque é realmente muito bom.)

    ResponderExcluir
  14. Por favor,pare com isso...seja menos iluminada,amiga!!hehe..eu não aguento tanta emoção,acho que vou ter um infarto qualqr hr lendo esse Blog.É impressionante como você, com uso tão bem das palavras nos surpreende a cada dia.Sua sensibilidade para escrever não corre, vôa a anos-luz hehe.Pode se considerar uma heroína a nossos olhos, vc não tem noção do bem que está proporcionando a todos nós,vc é aqle casal,está sendo nossa Pacht Adams hehe, o Blog é nosso Bem Maior.Estou só o orgulho de você,amiga!Obrigada,de coração tá! Bj

    ResponderExcluir
  15. Aiiiiiiiiiii,eu consegui comentar, hahahaha, não estou acreditando..vou bombar agora de comentários..hehe

    ResponderExcluir
  16. Ola Renata, nao nos conhecemos mas achei seu blog atraves de um amigo que compartilhou o mesmo no facebook. Vc pode se considerar uma guerreira sim! Passar por tudo isso e ainda conseguir transcrever essa experiencia, e' algo realmente para poucos! Muitos sequer querem lembrar do que passaram e muito menos escrever sobre o assunto, vc e' um exemplo de vida!
    PS: Desculpa pela falta de pontuacao, meu teclado esta desconfigurado

    ResponderExcluir
  17. Impressionada com essas palavras. Renatinha, você me dá uma lição de vida e superação com todo amor existente em seu coração, em cada palavra que escreve e na diferença que faz na vida de todos, inclusive na minha. Ler esse texto hoje depois de coisinhas vivenciada na sexta-feira passada me faz perceber que existe sim, maravilhas nas dificuldades e o quanto preciso ser uma pessoa melhor para superar os pequenos desafios do dia a dia e a minha pequenez. Obrigada por ter se transformado em um anjo para todos nós. Sábias palavras!!! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  18. Renata aí vai o que penso:
    - Todos os irmãos que voce citou são verdadeiramente guerreiros.Porém a força e a coragem não devem ser medidos pela quantidade de dificuldades que se enfrentam, e sim pelo grande amor que faz de pequenos gestos capazes de transformar o ser humano no seu interior.Seu blog tem feito isso...Você tem em meio ao seu sofrimento esquecido de si mesma ,amado os que padecem ao seu lado seus familiares ,amigos, desconhecidos e vivido isso com grande Humor:
    Embora "tenha acontecido com voce" o surpreendente fato, Carlos Drumond de Andrade que o diga, "que não havia uma pedra no meio do caminho",e ao" deixar a vida te levar" você só queria "uma nova vida" ,em que todos soubessem que "as aparencias enganam",e que a "saga continua" "apesar dos defeitos colaterais"...Ah! Renata, sei que náo quer ser chamada assim, mas és guerreira e das grandes!

    ResponderExcluir
  19. Renata
    Mais uma vez sensibilizando a gente...
    Você é muito forte sim, determinada e guerreira.Vem enfrentando seu tratamento com tamanha coragem e serenidade.
    E é admirável observar como você percebe as pessoas a sua volta que enfrentam o mesmo que você.
    Continue assim, querida.
    bjs no seu coração tão sensível

    ResponderExcluir
  20. Oi Renata, suas palavras são muito pertinentes, elas retratam bem a rotina dos pacientes oncológicos, especialmente, os menos favorecidos. Alguns pacientes possuem uma capacidade incrível de lidar com tanto sofrimento, outros aprendem ao longo do processo. Imagino que seu publico seja privilegiado, por você esta, literalmente, envolvida neste processo. Muito bacana mesmo. Sucesso!

    ResponderExcluir