sexta-feira, 16 de março de 2012

Ciclo do Metotrexato em Altas Doses

MTX para os mais íntimos. É assim que a grande maioria das pessoas conhece e reconhece a medicação de excelência no tratamento do osteossarcoma. É a qumioterapia VIP, que o GRAACC tem orgulho de saber usar, com todo critério possível, com toda competência e responsabilidade necessárias. Digo isso porque são poucos os hospitais e clínicas brasileiras que conseguem utilizar MTX em altas doses. Nos mais conceituados protocolos de tratamento, ela está lá, impondo respeito e exigindo muita habilidade da equipe que se propõe a incluí-la em seus esquemas terapêuticos.
A programação era de que eu faria essa QT 21 dias após o primeiro ciclo, porém, passados 15 dias, eu estava lá para receber minha dose sagrada de MTX. Imunidade nas alturas, mucosas fortalecidas... ninguém perde tempo mesmo!
Já fui para esse ciclo com medo da mucoiste, efeito colateral mais famoso e temido da droga. Era opinião unânime... e toda vez que eu via alguém no hospital com a boca machucada, sem comer, sem beber, sem falar, podia saber... era MTX. Mas também sabia que um osteossarcoma treme diante dela... hehehe. Então...
A medicação correria em, aproximadamente, 4 horas, mas contando que, antes da quimio, você recebe uma bolsa de soro bicarbonatado, medicação pré-QT, mede pH urinário (e ele tem que estar maior ou igual a 7 obrigatoriamente), umas 6 horas são gastas tranquilamente. Receberia 18 gramas, sendo que a dose máxima para o adulto é de 20 gramas. Muito remédio, people!
Passei fácil por tudo que antecede o recebimento da quimio e lá veio minha bolsinha amarelo fluorescente, super fashion, fazer jus à fama que lhe conferem. Com uma hora de medicação correndo e vendo o mundo girar em câmera lenta, comecei a sentir as orelhas ficarem quentes (parem de falar mal de mim... hehehe), as mãos ficarem quentes, o rosto ficar quente, tudo ficar quente e inchar. Não liguei muito, mas minha mãe logo percebeu que havia algo estranho (em fração de segundos fiquei toda vermelha) e chamou a enferemeira. Pra quê... Eu estava desenvolvendo um processo alérgico contra a quimioterapia. Com tanta coisa na vida para ter alergia, eu tive do MTX. Mas isso não é problema para Dra. Carla e cia limitada... hehehe. A infusão da droga foi interrompida por uma hora mais ou menos, tempo gasto para potentes antialérgicos serem administrados. Depois disso, continuei recebendo a QT e, de segundo em segundo, tinha um médico ou enfermeira me perguntando se estava tudo bem. Agora imaginem meu poder de raciocínio e reação depois de antieméticos misturados com antialérgicos... um potencializando o efeito "sono master" do outro... hehehehe. Entretanto, no final, tudo deu certo. Nem vi o tempo passar. Só acordei depois da minha mãe me chamar umas 100 vezes falando: "Renata, acabou. Acorda. Renata, acabou. Acorda........
Fui para casa com um livro de recomendações. Nas próximas horas, teria que bater todos os meus records de ingestão hídrica. Saí do hospital umas 7 da noite, com retorno previsto e obrigatório para às 8 da manhã no outro dia. E, nesse intervalo, teria que me virar e tomar de 4 a 5 litros de água. Água mesmo porque quem recebe MTX não pode ingerir nada ácido nem que contenha vitamina C até que o nível sérico da droga esteja em valores desejáveis (abaixo de 0,2 molar). Portanto, aqueles sucos gostosos, que você tomaria brincando, estavam todos proibidos. Suco, refrigerante, champanhe... hehehehe! Além disso, no "manual de instruções", tinha a ordem para anotar o volume de tudo, tudo que você bebia e tudo que eliminava, com o respectivo pH urinário. E, dependendo do valor do pH, teria que tomar uns comprimidinhos de bicarbonato de sódio que tinham o tamanho do modelo mais antigo de um celular.  
Passei a noite em claro, tomando água e olhando o valor do pH na fitinha de cores. E toda vez que a cor se aproximava dos valores "perigosos", já começava a pensar como eu ia engolir os comprimidos. Mas acabei dando conta de beber o que foi proposto... caso contrário, no outro dia, bolsas e mais bolsas de soro me esperavam... Tenso. Muito tenso.



No outro dia cedinho, estava no GRAACC. Apareci antes mesmo do horário previsto por causa de uma intercorrência. Mas essa e as outras que surgiram merecem um post novo.

Bjo, bjo, bjo.

17 comentários:

  1. Bem... é o que vc disse... se de um lado há toda a tragédia grega do combate ao câncer, por outro vc luta com espartanos ao seu lado, né? E isso faz diferença...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fico querendo um comentário seu aqui... tô ficando mal acostumada... hehehehe! Vc sempre me diz o que quero e preciso ouvir... Obrigada pelo carinho, Helcio! Eu não poderia esperar algo diferente de vc...

      Excluir
  2. Com pose e senso de humor... Assim tá demais!!! Uhu!! Força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem um pouco de bom humor fica impossível, Dé! Hahahahaha! Agora quanto à pose... Não sei do que se trata! kkkkk...
      Bjão.

      Excluir
  3. Tão bom ver vc contando sobre a sua "nada mole vida" hehee.. que dá a sensação de estarmos mais perto de vc!!!vc conta tudo com tanto detalhe,tanta precisão dos acontecimentos, desse jeitinho que só vc consegue.. e assim vamos matando a saudade que sentimos de vc!!!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooii, Alêêê! Tô amando seus comentários... Seja sempre muito bem-vinda por aqui. Saudade imensa de vc! E não me importo com o tanto de "vc"... tá vendo que não sou a única detalhista? hahahahaha...
      Bjoooos.

      Excluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkk...e só agora percebi o tanto de " vc" que eu escrevi!!! rsrsrrs...bjo Rena!!! e manda bjo p sua mãe

    ResponderExcluir
  5. Renatinhaaaaaaaa, e você não perde a elegância nunca!!! Toda linda no hospital... deve estar lançando moda por ai!!! Beijosssss e estou sempre acompanhando o blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa, Keithinhaaa! Adoro saber que posso ficar mais perto de vcs através do blog. Obrigada também pelos elogios. Vc é um amor!
      Bjoooos.

      Excluir
  6. Renata parabens DEUS habita nitidamente em vc!!!percebo que mesmo passando por tudo isso, vc é forte e consegue ser feliz...JESUS TE AMA MUITOOO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângelaaaa, que lindo vc por aqui... Obrigada pela torcida, obrigada pela amizade... Muita saudade!
      Bjooos

      Excluir
  7. Ângelaaaa, que lindo vc por aqui... Obrigada pela torcida, obrigada pela amizade... Muita saudade!
    Bjooos.

    ResponderExcluir
  8. Amiga, você tá escrevendo tão bem que tá parecendo um livro. Juroooo. Momentos muito tensos, Rena. Mas aguardo o post que fala: último dia de QT e cura! E a volta à MocHills. kkkkkkk
    Saudade, amiga. Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho medo de não conseguir escrever esse post sobre a última QT! É emoção demais... kkkkkk...
      Tô com saudade de MocHills... o caso é grave... hahahahaha! Saudades tb, amiga... Vc merece um post aqui: maior divulgadora do blog! Obrigadaaaa!
      Bjooooos.

      Excluir
    2. "Último dia de QT e cura" e "A volta a MocHills": as postagens mais aguardadas de todos os tempos. Certeza de que, no final, essa história vira um livro... e dos melhores! Saudades, lindeza!

      Excluir
    3. Minha impressão é a mesma de Jeal! Definitivamente a Odisseia de uma Renata parte 2, antes de tudo uma história real, e depois um grande best-seller!
      Abraço, Renas!

      Excluir
  9. Ola Renata' meu nome é Juliana e tenho um filho de 4 anos portador de LLA, amanha iniciara o ciclo de MTX do meu anjinho e ler sua declação sobre o assunto me fez perder um pouco do medo. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir